Instruções para ler este guia sobre a Astrologia de 2025
Como acima, assim abaixo.
Como dentro, assim fora.
Como na Alma, assim no Universo.
-- Hermes Trismegistus
Eu penso no ato de acompanhar os trânsitos astrológicos de 2025 não apenas como uma estratégia de maximização de sucesso e bem-estar.
Isso é de praxe.
Mas, acima de tudo, como uma atitude devocional.
Os Astros são a Corporificação de Forças arquetípicas que orientam a nós e à nossa realidade.
Os neoplatônicos teorizavam que alinharmo-nos com as Esferas Celestes é uma maneira de contribuir para o refinamento de nossos Espíritos.
Neste espírito, eu gostaria de lembrar que os movimentos dos Astros têm implicações tanto mundanas, indicando movimentos sociais, econômicos e políticos em larga escala, quanto pessoais.
Para examinar estas, no entanto, é necessário compreender como funciona o timing dos desenvolvimentos de uma carta natal.
Você sentirá mais os trânsitos que envolverem planetas e signos ativos, por exemplo, por profecção ou lançamento zodiacal.
Para ter mais clareza sobre os impactos de cada trânsito na sua carta natal em particular, é recomendável que consulte um astrólogo - aqui está meu menu de leituras.
Acima de tudo, não há motivo de ansiedade sobre um determinado trânsito ou outro - até porque, nada está escrito em pedra.
A Astrologia é uma linguagem arquetípica - cada trânsito pode se manifestar de mais de uma maneira, dentro de um feixe de possibilidades, claro, mas sem determinismo.
Preparado?
Respire fundo. Pegue minha mão. Esse ano vai ser louco.
Os principais trânsitos astrológicos de 2025
A assinatura astrológica mais marcante de 2025 é a transformação. Afinal, todos os planetas de Júpiter a Netuno mudam de signo - na esteira do ingresso definitivo de Plutão em Aquário ao final de 2024.
O mundo vai parecer um lugar bem diferente no final deste ano pivotal.
Além disso, temos o primeiro eclipse em Virgem dos últimos nove anos, concentrando mudanças nas áreas de sua vida conectadas ao signo e cimentando a mudança do eixo nodal de Áries/Libra para Peixes/Virgem.
As áreas da sua vida relacionadas a Áries também ficam bastante intensas, com Vênus e Mercúrio retrogradando juntos no signo e ficando combustos logo antes do eclipse solar em Áries.
Agora, procedamos à degustação de um por um dos principais trânsitos astrológicos de 2025:
Nodo Norte em Peixes/Nodo Sul em Virgem | 11 de janeiro de 2025 a 26 de julho de 2026
O Nodo Norte, na Astrologia, traz aumento, voracidade e ganância por onde passa - é a Cabeça do Dragão. O Nodo Sul, por sua vez, é a Cauda, funcionando como um ralo energético e promovendo diminuição e purgação por onde se arrasta.
Os nodos são os pontos em que a trajetória da Lua cruza com a do Sol. Assim, a proximidade do Sol com o eixo nodal é que determina a ocorrência de eclipses.
Aí tem uma coisa que confunde muita gente, que é: mas como está tendo um eclipse em Peixes e o Nodo Norte ainda está em Áries?
Atenção aqui: é proximidade, não conjunção - algo que, neste caso, transcende a barreira entre signos.
Nos últimos 18 meses, aproximadamente, o Nodo Sul em Libra tem trazido purgação, encerramento e desintegração nos relacionamentos, direitos das mulheres e padrões estéticos.
Só para dar um exemplo: movimentos como o 4B na Coreia do Sul foram reflexo do retrocesso observado nos direitos reprodutivos femininos.
Concomitantemente, o Nodo Norte em Áries tem ocasionado um maior foco em si, em fazer o que se deseja em detrimento de people pleasing espúrio.
Até porque, eclipses na exaltação do Sol, em nível mundano, correspondem com quedas e ascensões de pessoas em lugares altos (hullo, King Chuckles). Assim, a competitividade e a gana de vencer foram favorecidas.
Com o Nodo Sul em Virgem, podemos esperar crises nos setores de cultivo, tecnologia (especialmente da computação - chips, IA), prestação de serviços (greves generalizadas) e nutrição (cultura de dieta e canetas emagrecedoras vão ficar out).
Já o Nodo Norte em Peixes pode enfatizar fé, transcendência, intuição, fantasia e caridade em detrimento de detalhismo utilitarista e controle obsessivo.
Jesus take the wheel & God bless this mess.
Marte retrógrado em Câncer | janeiro a abril de 2025
No dia 6, o Incandescente reingressa em Câncer, signo de sua queda. Portanto armas enferrujadas pela umidade, Marte não anda - ele vadeia (não vadia, vadeia).
O movimento traz à tona novamente questões ocorridas ao redor de setembro e outubro de 2024 - a última vez em que atravessou o signo de água cardinal.
Mágoas mal resolvidas do passado podem ser revolvidas, com uma purgação dolorosa. Este é o tempo da mais pusilânime vendeta, do ferro ferindo quem com ferro feriu, do acerto de contas com a cólera afogada.
Minha sugestão: não procure a briga.
Mas, quando ela vier batendo à sua porta, lembre-se das palavras do filósofo Machiavelli: se for pra bater, é pra bater até incapacitar.
Marte fica direto em 23 de fevereiro e o suplício acaba definitivamente em 18 de abril, quando ele empunha seu martelo de ourives em Leão.
Júpiter direto em Gêmeos | 4 de fevereiro de 2025
O Benéfico tem sofrido igual a um condenado.
Depois de uma lastimável temporada em detrimento, retrógrado e sendo quadrado por Saturno, a economia global tem ido de mal a pior (eu avisei) e nossas esperanças, assim, de viver dias melhores, têm sofrido duros golpes.
Este momento em que sua retrogradação se encerra é quando começamos a ter uma sementinha de otimismo de novo. É quando tudo, inclusive a economia, começa e melhorar - devagar a princípio, naturalmente - até porque, logo mais ele chega no signo de sua exaltação.
Vênus retrógrada em Áries/Peixes | 1º de março a 12 de abril
Lamento (sem ironia) informar que, agora, chegou a vez de La Bella Venere de ter seu belíssimo derrière açoitado.
Não bastava estar ardendo sob os lança-chamas de Áries, signo de seu exílio - ela fica retrógrada.
Para melhorar um pouco, vem aquele chato do Mercúrio que ela detesta fazer um milhão de perguntas rudes sobre as marcas de açoite em seu belíssimo derrière.
Mas tão logo ela se livra do nerd malinha, já seca para retornar a Peixes e poder se reidratar… Vem o Sol, exaltado, Todo-Poderosoh, o Rey da Poha Todah, terminar de queimar a póbi.
É claro que, eventualmente, mais exatamente em 27 de março, o que sobrou dela alcança os oceanos piscianos. Ela ainda precisa de um tempo para processar toda a violência sofrida - até porque, ainda volta para Áries, onde fica de 30 de abril a 30 de maio.
Esse é um período ideal para evitar:
procedimentos estéticos
decisões precipitadas sobre relacionamentos
se expor a perigo, especialmente mulheres
lançamentos envolvendo arte, entretenimento, gastronomia e demais deleites
responder a mensagem do seu ex
O que dá pra fazer:
revisitar paixões ferozes (criativas - deixe o ex boy magia quieto)
ativar o arquétipo da princesa guerreira
meditação diária: NÃO vale tudo na guerra do amor
aquela coisa tabu que você sempre quis fazer na cama
Vênus em Áries é Venus in Furs, Venus in fury.
Eclipse Lunar a 23º57 de Virgem | 14 de março de 2025
Todo eclipse lunar é uma Lua Cheia - que ocorre, neste caso, em conjunção com o Nodo Sul. O Sol em Peixes se encontra conjunto a Saturno.
Deixai aqui toda a esperança, vós que entrais. E, qual Inanna em sua descida ao Submundo, seus trapos mortais.
Neste primeiro eclipse em Virgem, fica dolorosamente evidente tudo aquilo de que devemos abrir mão em termos de perfeccionismo e servicialismo para darmos forma concreta aos nossos planos em escala macro.
Você não está no controle de tudo o tempo todo. É hora de ficar confortável terceirizando um pouco da responsabilidade para o Universo.
Eclipse Solar a 9º00 de Áries | 29 de março de 2025
Arrematando o ciclo de eclipses no eixo Áries/Libra, esta lunação tocada pela Cabeça do Dragão traz novas possibilidades de expansão, possivelmente alicerçadas nas lições aprendidas nos últimos 18 meses sobre agência pessoal, determinação e liderança.
Qual é o chamado do seu Eu interior? O que você faria se as opiniões alheias não importassem? O que é sucesso para você?
Netuno em Áries | 30 de março de 2025 a março de 2039
Os ânimos se aquecem com este trânsito.
Arquetipicamente, como diz Richard Tarnas, Netuno carrega a assinatura de Dionísio: o transe extático que pode ocasionar a Iluminação do Estupor - ou o delírio psicótico.
Por onde ele passa, ele causa furor místico, borrando as linhas da realidade e atraindo mariposas com o aroma doce da peçonhenta Trombeta do Diabo.
Durante sua jornada por Peixes, iniciada em 2011, foi possível observar a ascensão da espiritualidade no coletivo, falsos profetas inclusos. Todo o mundo virou astrólogo, acredite se quiser.
Ao cruzar o ponto vernal, o grau zero do Zodíaco, o Ômega e o Alpha, o Louco promete a romantização da guerra e a estetização da violência. O jovem místico vai perder todas as gatinhas para o fardado.
Sabe, os trânsitos costumam ser precedidos por omens. O timing da manifestação de eventos astrológicos não é muito linear. E eu acho que um exemplo disso é a popularidade de Luigi Mangioni, que tem sido ferozmente comparado com Cristo.
Com seu ato de violência, ele catalisou a cólera de milhões. E não é só sobre os vinte centavos. É sobre a opressão do 1%. A parte mais netuniana? Ele evidentemente não é o homem nas imagens do encapuzado a quem eu também chamo de Adjuster.
Antes de cometer o ato de heroísmo, veja se está disponível para virar mito - e não se esqueça de apagar seu cigarro imaginário e de tirar os shadow people da sua casa ao sair.
Saturno em Áries | 24 de maio de 2025 a abril de 2028
Saturno não gosta de Áries.
É um lugar quente e rápido, absolutamente antitético à natureza do Príncipe do Gelo, lento, deliberado e calculista.
É o signo de sua queda. Se os saturnais já são humilhados por natureza…
O superintendente, o disciplinador, o Senhor do Tempo e do Espaço vem trazendo desaceleração, amadurecimento e estruturação, assim como obstáculos, dificuldades e atrasos, para as áreas da sua vida em que você tem iniciativa e dinamismo.
No geral, tudo aquilo que depende de controle, estabilidade e estruturas pode sofrer.
Em nível mundano, é impossível ignorar a conjunção com Netuno que já vem desde o final de Peixes e ainda rende por alguns meses.
Alguns astrólogos pensam que vem outra pandemia por aí - algo de infecção rápida, febre alta e ação tempestuosa.
Para mim isso faz sentido. Outra possibilidade pertinente, na minha opinião, é contaminação química ou radioativa em larga escala.
Ano passado eu achei que a conjunção Marte/Urano/Algol poderia ser erupção vulcânica - mas foi só o tiro na orelha de Trump, que conferiu à sua campanha contornos míticos.
Qual desses eventos teria consequências mais disruptivas? I plead the fifth.
Meu ponto é: provavelmente, não vai ser nada do que estou falando.
De qualquer maneira: lembra quando Otto von Bismarck disse que as grandes questões do dia serão decididas não por discursos e decisões majoritárias, mas por ferro e sangue?
Então.
O oposto disso.
Júpiter em Câncer | 9 de junho de 2025 a 29 de junho de 2026
Simplesmente o trânsito mais esperado de 2025. Natal em pleno inverno.
Depois do supramencionado ordálio, o Benéfico Maior adentra as águas tépidas dos litorais cancerianos, onde é convidado de honra.
Aproveite este momento para petições, rituais e eletivas, pois o Papai do Céu vai estar de muito bom humor. Sente no seu colo e enumere seus pedidos mais improváveis - ele está anotando tudo.
Agora, eu sinto informar… mas você sabia que esse momento ia chegar.
Em Domus Saturni, a esperança é depositada na porta de entrada.
Como diria nosso amigo Jack… Vamos por partes.
Seria uma pena, UMA PENAH, se aquele velho maldito desgraçado do Saturno resolvesse… Você sabe…
Fazer quadratura com Júpiter.
Oh, yes…
Vai ter uma janelazinha, no entanto, em que Saturno retrograda de volta para Peixes e libera Júpiter de suas correntes de gelo.
Só que é uma janelazinha bem inha mesmo porque, logo mais, Júpiter também fica retrógrado. Faça bom proveito.
Dicah de eletivah: trabalhe com Júpiter, mas não nos ângulos.
Assim, com a exceção de um breve momento, os sonhos doidivanas ficam sob os parâmetros agitados de um Saturno humilhado.
Agora, o dedo na ferida: Júpiter, ao contrário do que muitos afirmam, não é só bom o tempo inteiro. E planetas exaltados às vezes pecam por excesso.
Isso, aliado ao Saturno debilitado demais para colocar freios (coladinho com o doido do Netuno, ainda) pode ocasionar um cenário “foguetinho sem ré”.
Então, repita com a tia: esmola demais, santo desconfia.
Urano em Gêmeos | 7 de julho de 2025 a agosto de 2032
Ao longo dos aproximadamente sete anos em que atravessou Touro, o prometeano Urano deixou sua marca.
Flutuações nos preços dos alimentos, relacionadas a eventos climáticos que prejudicaram cultivos agrícolas, assim como disrupção em linhas de distribuição, são exemplos disso.
Quando em Gêmeos, Urano tende a sacudir as áreas de jornalismo, redes sociais, televisão e mundo editorial.
O trígono com Plutão em Aquário parece compor o cenário perfeito da distopia cyberpunk, e é provável que venham mais inovações tecnológicas no setor.
O próprio tio Zuck acabou de declarar que os gadgets estilo óculos são o futuro. A tendência é que as tecnologias fiquem cada vez mais imersivas - mais reais que a realidade.
O sextil com Netuno em Áries não só confirma essa tônica, como aponta para o potencial uso para fins bélicos.
Você se lembra do episódio de Simpsons em que Bart pensava que jogava um videogame quando, na verdade, estava explodindo alvos para as Forças Armadas?
High tech, low life, cyberspace in strife.
Eclipse Lunar a 15º23 de Peixes | 7 de setembro de 2025
A lunação ocorre conjunta ao Nodo Norte e em oposição a Mercúrio em Virgem. Assim, tem uma assinatura de colheita abundante, possivelmente relacionada a sementes plantadas pelo Dragão no último eclipse solar em Áries.
Como transcender as limitações da racionalidade? Quando é hora de se abrir para a fé? Qual é a diferença entre acreditar e saber?
Eclipse Solar a 29º05 de Virgem | 21 de setembro de 2025
Sabe aquela fé que você adquiriu no eclipse anterior?
Você vai precisar.
Ocorrendo no grau derradeiro do signo, esta lunação de Nodo Sul traz uma certa urgência à purgação do ceticismo, perfeccionismo e lógica compulsiva.
E, aqui, as apostas estão altas, pois Saturno, retrógrado e recém re-ingressado em Peixes pela última vez em três décadas, faz oposição aos luminares.
Eu detesto usar linguagem de coach, mas ideias limitantes serão revistas aqui.
A Astrologia de 2025: transição de larga escala e o ciclo de Barbault
Se você chegou até aqui… Parabéns pela coragem.
Eu só posso imaginar que 2025 está te parecendo um ano intenso e transformador.
Acontece que ele está, na verdade, montando o cenário para o ponto de virada do século, que ocorre em 2026.
O índice de Barbault calcula os ciclos sinódicos dos planetas mais lentos, de Júpiter a Plutão.
Ao se observar o gráfico, você percebe que os vales - quando os planetas estão muito juntos - coincidem com eventos maléficos, como as Guerras Mundiais e a pandemia - que Barbault previu antes de falecer.
Os ápices, por outro lado, mostram momentos de crescimento e abundância. E o próximo é justamente em 2026, quando Júpiter ingressa em Leão e os cinco planetas mais lentos completam uma configuração harmoniosa de trígonos e sextis.
Será que falta pouco para chegarmos na terra do leite e do mel?
Eu acho que isso só vai acontecer com um evento cisne negro - algo absolutamente imprevisível.
Por outro lado… se existe um céu que favorece um vento cisne negro, é o céu dos próximos anos.
Esta astróloga, patologicamente otimista por força de sua Lua em Peixes, não arrisca vaticínios, apenas afirma ter fé.
Feliz 2025!*
*ele vai ser mais legal se você se inscrever na newsletter para mais delírios cósmicos e mensagens do submundo.
Commenti