Como fazer limpeza espiritual em ambientes? Sete passos para purificação energética de casas, escritórios e mais!
- Tami Saturni 🪐
- 19 de mai.
- 7 min de leitura
Atualizado: 23 de mai.

A importância da limpeza espiritual em ambientes - para prosperar, é preciso purificar
Eu acho que você vai concordar comigo que o mundo está meio esquisito ultimamente.
Neste cenário, manter a higiene espiritual dos nossos ambientes em dia pode nos ajudar a preservar o bem-estar no meio do caos. Um ambiente espiritualmente puro não colabora com entidades e parasitas energéticos que drenam nossa vitalidade e bagunçam nossas vidas.
Se você pratica magia, é ainda mais relevante garantir a integridade energética do seu espaço ritual, pois nós, magistas, abrimos todo tipo de portal, e é mister garantir que por eles só passem aqueles que, de fato, invocamos.
Além disso, para quem tem comércio ou um negócio com um espaço físico onde circulam muitas pessoas, manter a harmonia espiritual é fundamental para garantir um funcionamento sustentável e uma convivência harmônica no local de trabalho.
Então, no episódio de hoje, eu vou expor algumas coisas simples e funcionais que você pode fazer para garantir a limpeza espiritual dos seus ambientes.
Limpeza física do ambiente: como abaixo, assim acima na purificação espiritual
O primeiro passo é a limpeza concreta mesmo do ambiente. Quanto mais limpo e organizado, melhor. Coisa parada é energia parada. Sempre que possível, descarte coisas quebradas ou sem uso e leve o lixo para fora.
Uma coisa que você pode fazer é misturas com ervas ou óleos essenciais no álcool que você vai usar para limpar superfícies. Melhor ainda se você fizer essas misturas com a intenção de que elas promovam purificação. Algumas ervas curingas e cheirosas incluem lavanda, eucalipto, limão, citronela e canela - imagino que você já viu vários produtos de limpeza com algumas delas.
A vantagem é que essa mistura também pode ser usada como spray áurico, que você pode borrifar nos ambientes para uma limpeza espiritual rápida.
Cuidado com pets. Cães e gatos podem ter sensibilidade a determinadas ervas. Na dúvida, não aplique onde eles ficam ou consulte um veterinário - lavanda é segura em ambos os casos até onde sei.
Atenção: óleo essencial só diluído e, por favor, nunca para uso interno.
Defumação: limpeza espiritual através da elevação
A prática de queimar ervas ou resinas é muito difundida ao redor do globo e também pudera. Não só os aromas liberados elevam a ambiência, como a fumaça eleva as energias.
Agora, atenção aqui. Lamentavelmente, aqueles incensos de vareta baratinhos do 1,99 não são sua melhor aposta. Isso porque são mais essência sintética do que planta real.
Você pode queimar erva seca no disco de carvão. Mas isso demanda cuidado para não se queimar. Além disso, só faça se ninguém tiver problema respiratório na casa e com as janelas abertas, porque faz muita fumaça.
Você pode queimar resinas diretamente no réchaud. Eu forro com papel alumínio e queimo no seco mesmo. Algumas pessoas relatam que colocam água. Nunca fiz assim, mas deve funcionar. Você não vai ver fumaça levantando mas o aroma é intenso. É mais suave no sistema respiratório.
O jeito mais suave mesmo é óleos essenciais no difusor - de fato, ainda dobra como aromaterapia. As três metodologias demandam cuidado com animais de estimação e, novamente, de preferência faça com as janelas abertas.
Qualquer que seja a sua preferência, lembre-se que intenção é fundamental. Converse com os espíritos das matérias vegetais que você está empregando para purificar seu ambiente, peça que elas liberem seu espaço de todas as energias indesejáveis.
Água e sal: purificando o ambiente com apoio do reino mineral
Isso é um truque bem fácil que você vê bastante por aí. Eu já vi o pessoal usar o copo só com sal grosso atrás da porta. Eu não sei como funciona, mas imagino que faz alguma coisa.
Eu sou prana healer, e, nessa vertente, nós usamos bacias de água com sal tanto para descartar energias sujas, doentes e mal qualificadas do nosso paciente, como também para absorver energias densas de ambientes.
Se você for fazer isso, troque assim que o sal sumir e descarte essa água na privada, dando descarga imediatamente.
Banho de som - sinos, tigelas e mantras: limpando ambientes com frequências
O som é uma onda que se propaga através do ar. Já esteve num concerto com o som no talo, fazendo vibrar até seu coração dentro da sua caixa torácica? Então você compreende o seu poder.
Sinos de vento são recursos comumente empregados por especialistas em feng shui, sua sonoridade etérea evocando reinos espirituais desconhecidos. Outra opção é o sino pin, uma opção de excelente custo-benefício de toque delicado e penetrante que é um favorito pessoal meu - eu juro que arranca tudo do ambiente.
Tigelas tibetanas, meditativas e ressonantes, também cantam numa frequência que quebra eventuais cracas energéticas de ambientes - e elas também proporcionam um delicioso banho de som para sua aura.
Mantras, como o universalmente conhecido OM, podem ser colocados para tocar no ambiente para harmonizar suas energias e expelir o que quer que haja de indesejável ali - e pode ser bem baixinho, ok?
Podrosas plantas: aliadas do reino vegetal na defesa e purificação da casa e de escritórios
O brasileiro com a sua comigo-ninguém-pode e a sua espada-de-são-jorge está coberto de razão. Não só elas são lindas e cheias de bossa, as plantas também ajudam a proteger e purificar os ambientes.
Essas duas integram o famigerado vaso de sete ervas, um clássico das religiões afro-diaspóricas, incluindo arruda e guiné e eu acho uma excelente escolha para lares e escritórios.
Além dessas nossas velhas conhecidas, cactos são excelentes opções. Você pode, inclusive, pedir a eles que usem seus espinhos para pulverizar energias densas do ambiente.
Via de regra, coisas quentes, como pimenta, espinhosas e venenosas tendem a ter propriedades apotropaicas, ou seja, de proteção espiritual. Como sempre, cuidado com crianças e pets.
Banimento: APO PANTOS KAKODAIMONOS
Se você pratica espiritualidade, é magista, você já deve ter ouvido falar dos banimentos.
O mais conhecido é o Ritual Menor do Pentagrama - o beabá de qualquer ordem iniciática. Este ritual, particularmente, presta-se não só a purificar o ambiente, como também a equilibrar as energias elementais, além de promover sua capacidade de enunciação e imaginação ativa simultaneamente.
Eu gosto muito desse e pratico com frequência porque realmente dá pra sentir o ambiente - e a sua aura - dando aquele up. É meio como escovar os dentes. Enfim.
Ele opera dentro da Árvore da Vida cabalística e inclui uma invocação aos Arcanjos como guardiães dos elementos: Ar,Fogo, Água e Terra. Assim, um Círculo é desenhado que, a um só tempo, protege e contém.
Trata-se, portanto, de uma preparação mais do que ideal para trabalhos mágicos.
Agora, eu entendo que nem todo o mundo gosta ou deseja trabalhar com essa linha e não tem problema.
No seu livro Reversal Magick, o Jason Miller, que trabalha com Hekate, propõe um formato de banimento extremamente elegante e funcional com os espíritos desta guardiã do céu, terra e mar dentro de um paradigma grego. Eu passei um tempo fazendo bastante esse e eu gostava mas daí eu enjoei porque eu tenho dessas então eu não tenho impressões recentes para compartilhar.
E se você é time Capiroto - aqui não julgamos, pois somos Cipriano - a Stephanie Conolly, em seu Livro Completo da Demonolatria, também oferece um modelo de banimento para quem trabalha com essa frequência. Eu acho ele bem ctônico, bem aterramento e muito interessante. Fica a dica.
A vantagem do banimento é que ele trabalha o seu ambiente e também o seu campo energético pessoal. Idealmente, pode ser uma prática diária, mas hey, não é como se a polícia do banimento viesse bater no seu portão.
Cura energética e trabalho mágico: Ghostbusters da purificação energética
Dependendo do estado do ambiente, como, por exemplo, se uma coisa tensa aconteceu ali ou se alguém que passava muito tempo aí recentemente fez a passagem, você pode querer uma abordagem mais direta.
Uma opção é contratar um curador energético, como um reikiano ou um prana healer. O profissional irá lançar mão de anos de experiência e da aplicação de técnicas testadas pelo tempo para garantir uma limpeza profunda e completa do seu ambiente.
A princípio, isso não é uma coisa que será necessária com frequência, mas lembre-se: cada caso é um caso.
Agora, infelizmente, o mundo é cheio de pessoas mal-intencionadas, e algumas delas lançam maldições ou pagam terceiros para isso. Nesse caso, esse tipo de energia pode respingar no ambiente. Limpar só o seu campo áurico não vai bastar. Além do mais, os animais e plantas do local podem tentar absorver a carga negativa, com consequências potencialmente catastróficas.
Se você está na dúvida, o ideal é começar se consultando com um oraculista para ter maior clareza sobre se, de fato, tem alguma energia maléfica direcionada a você e ao seu ambiente e como lidar com ela.
Você pode fazer o trabalho mágico você mesmo, em especial se já tiver alguma afinidade com o assunto e tiver certeza que dá conta, porque pode haver backlash.Novamente, o oráculo pode ajudar a decidir se é o caso de contratar um profissional e, neste caso, de que tipo.
Conclusão: limpeza espiritual em ambientes tem que ser rotina, ou: você escova os dentes uma vez por ano?
Agora que você conhece todas essas opções, você pode decidir o que você acha que funciona melhor para a sua situação - faça o que o coração mandar. Às vezes, um hábito simples faz uma diferença notável nas nossas vidas.
Para aumentar as possibilidades de bem-estar e de uma vida saudável e sustentável, eu vou trazer na próxima parte desse vídeo algumas coisas que você pode fazer pelo seu ambiente para trazer abundância e coisas boas.
Você já usa alguma dessas abordagens de purificação espiritual de ambientes? Acha que eu esqueci de mencionar alguma importante? Conta pra mim nos comentários!
No próximo episódio eu vou ensinar a atrair coisas boas para o seu ambiente - assine a newsletter para receber um alô diretamente no seu email.
Comments